A evangelização no Acampamento se dá por meio do “Querigma”, que significa primeiro anúncio. Todos os discursos querigmáticos têm o objetivo de promover a Experiência da Salvação, a fé em Jesus Salvador e a vida com Ele. A salvação compreende a “libertação de tudo quanto oprime o homem, a libertação do pecado e do maligno, dentro da alegria de conhecer a Deus, de ser conhecido por Ele, de vê-lo e de entregar-se a Ele”.
São anunciados nos Acampamentos:
Amor de Deus
Pecado
Jesus Salvador
Fé e Conversão
Senhorio de Jesus
Sentimentos e Emoções
Espírito Santo
Comunidade
Os Acampamentos acontecem através de pregações, Celebrações Eucarísticas, dinâmicas, partilhas e muita oração. São conduzidos por leigos, assessorados de perto sempre por um ou mais sacerdotes. Neste caso os sacerdotes tem a função principal de dar uma orientação espiritual tanto para as equipes de trabalho como para os campistas.
O pregador conduz as palestras, transmitindo o querigma de uma forma atual e criativa. Ele deve também ser uma pessoa preparada e de oração. O Acampamento possui Missas diárias.
As dinâmicas realizadas nos Acampamentos são de dois tipos: lúdicas e desafiadoras, onde o campista vive a experiência prática de tudo o que ele viu e ouviu. A partilha é feita após as dinâmicas e é onde o campista reflete sobre o que viveu, seus sentimentos e partilha essa vivência com seu grupo.
Como os Acampamentos têm uma espiritualidade carismática, as orações realizadas também seguem a linha carismática, sem destacar o movimento da Renovação Carismática Católica.